Síndrome do Ninho Vazio

Atualizado: Jul 6

Vamos entrar em outro tema fundamental: o sentimento de Ninho Vazio.


A Síndrome do Ninho Vazio surge quando os filhos crescem e saem de casa. Pode gerar duas crises dentro de uma família: uma pessoal e uma do casal.

O que a Síndrome de Ninho Vazio causa?

1. A disponibilidade maior de tempo 2. A sensação de sentir-se desnecessária para os outros 3. O maior espaço para o casal.  Vou contar um segredo: nem todos estão preparados para isso!

Seria muito importante começar a aceitar essa nova situação. Passou o tempo, os filhos cresceram, essa é uma nova fase da vida. Ver as vantagens que esse momento pode trazer é muito útil para retornar nossos interesses pessoais e do casal.

Perceber que a independência dos filhos significa nosso êxito também. Pedir o apoio de nossas famílias, conversar sobre o que sentirmos. Esse é outro passo. As palavras chave são: Aceitação e Adaptação.

Como sentir-se melhor diante do Ninho Vazio? Estabelecendo novos objetivos. Trabalhando as relações com os filhos a partir de um lugar diferente e um olhar distinto. Nos relacionando pelo amor, não pela culpa.

Fazer essas perguntas: quais as coisas que eu gostava de fazer antes de ser mãe? O que fazíamos como casal antes de ter as crianças? O que eu gostaria de fazer e nunca fiz? Entre outras coisas….

Espero deixá-la pensando nessas perguntas. :)


Para continuar pensando na Síndrome do Ninho Vazio


Filmes sugeridos:

The Family (La Familglia, 1987)

Direção de Ettore Scola

Com o pano de fundo da história italiana do século XX, Carlo, um professor aposentado, traça as vicissitudes de sua família.



Casamento Grego (My Big Fat Greek Wedding, 2002)

Direção de Joel Zwick


Uma jovem grega se apaixona por um não-grego e luta para fazer com que sua família o aceite enquanto ela aceita sua herança e identidade cultural.






  • Facebook
  • Instagram
O Caminho do Encontro (0 black).png